SEMA lança Plano de Manejo do Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti e celebra Acordo de Cooperação Técnica com Associação Caatinga
Numa agenda ambiental que durou toda a sexta-feira (21), no município de Crateús e região, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, representada por sua titular, Vilma Freire, e pelo secretário de gestão e planejamento interno, Gustavo Vicentino, apresentou o Plano de Manejo do Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti e celebrou Acordo de Cooperação Técnica com Associação Caatinga. Logo pela manhã, a comitiva chegou em Crateús. A visita contou com a presença de Salmito Filho, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará; Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo; Roseana Medeiros, secretária de Relações Internacionais do Estado; e Carlos Alberto, superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Os representantes do poder público estadual foram acompanhados por um grupo de empresários e industriais – como Fernando Cirino e Pio Rodrigues – liderado por Edgar Gadelha, diretor financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga, entidade fundada em 1998, com o apoio do Fundo Samuel Johnson para a Conservação da Caatinga. O roteiro contou com uma visita à Reserva Natural Serra das Almas, mantida pela Associação Caatinga, com caminhada pela Trilha da Gameleira. A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) possui 6.285 hectares e está localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).
No final da manhã, na área de vivência da Reserva Natural Serra das Almas, uma solenidade marcou um segundo momento. O coordenador geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes, fez uma apresentação sobre a entidade, ressaltando o trabalho ambiental desempenhado. A organização, uma das primeiras instituições a serem agraciadas com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, amparando comunidades rurais na convivência com o semiárido e aos efeitos do aquecimento global. “Esperamos que essa visita possa ter desdobramentos positivos para o semiárido no quesito de novas parcerias e políticas públicas que envolvam tanto o poder público quanto a iniciativa privada”, afirmou Daniel.
ACT e lançamento do Plano de Manejo
Na sequência, a secretária Vilma Freire realizou o lançamento do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti e apresentou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado entre a SEMA e a Associação Caatinga. O ACT visa o desenvolvimento de projetos e/ou programas que contribuam com a conservação e restauração florestal da Caatinga, bem como com a promoção do desenvolvimento sustentável e incremento da resiliência climática de comunidades situadas em área de abrangência de Caatinga.
Atualmente, a Associação Caatinga realiza três projetos socioambientais em parceria com a SEMA. Trata-se do “Projeto de Recuperação da Fazenda Raposa”, em Maracanaú (CE), do “Projeto de Restauração da Área de Preservação Ambiental do Rio Maranguapinho”, em Maranguape (CE), e do “Caatinga Preservada: ampliando e melhorando a gestão das UCs na Caatinga Cearense”, que irá propiciar a criação de quatro unidades de conservação no Estado, além de promover ações de proteção ao Parque das Carnaúbas, unidade de conservação localizada em Granja (CE) e Viçosa do Ceará (CE).
O Plano de Manejo, por sua vez, foi construído por um Grupo de Trabalho (GT) composto por moradores, agentes do Estado, do setor privado e da sociedade civil ligados a essa Unidade de Conservação. O GT contou com um total de 26 participantes, representando 26 instituições, sendo 8 da sociedade civil, 16 órgãos governamentais e 2 ligadas ao setor produtivo, reforçando a legitimidade do processo. A secretária Vilma Freire afirmou: “o documento que estamos entregando hoje é um estudo técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o uso do nosso Parque. É uma conquista da sociedade e do meio ambiente. Queria ressaltar o trabalho da senadora Janaína Farias, uma lutadora por esta região e uma das responsáveis pela criação desta Unidade de Conservação”.
O Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti, localizado entre os municípios cearenses de Crateús e Poranga, foi criado em 2021 por meio do Decreto Estadual nº 34.132, de 29 de junho de 2021, considerando a necessidade de preservação de um ecossistema natural de grande relevância ecológica e beleza cênica. A área, que é gerida pela SEMA, foi criada em 2021 a partir de um estudo técnico realizado pela Associação Caatinga.
Após o almoço, a comitiva dirigiu-se ao Centro Ecológico Samuel Johnson. Na oportunidade, todos conheceram as instalações do equipamento, com destaque para o meliponário, seguido de plantio de muda na Floresta dos Parceiros, espaço no qual visitantes ilustres têm a oportunidade de plantar mudas nativas da flora do semiárido.